terça-feira, 20 de abril de 2010

Amor e Paixão - Definições

Sempre que pensamos em romantismo logo duas palavras nos vem a cabeça amor e paixão.


Eu pensei nisso após uma conversa que tive ontem com um grupo de pessoas sobre como nós incutimos valor a alguma coisa ou alguem e como tiramos também o valor dos mesmos.


Paixão e amor são tratados muitas vezes como sinônimos e as vezes nos referimos erroneamente a um pensando no outro, uma coisa que me disseram é que diferente do amor a paixão TEM de acabar um dia, mas pensando sobre o assunto eu não acredito nisso.


As principais diferenças em paixão e amor é que a paixão é uma fase empolgante onde se quer provar tudo, onde se quer conhecer, onde tudo encanta e a maioria das vezes os defeitos da pessoa ou coisa para qual essa paixão é direcionada não são vistos.


O amor é mais maduro que a paixão, mas com a mesma capacidade de amar, com a mesma capacidade de empolgação mas com pequenas coisas, pequenos gestos são significativos, independente das situações você ama, apesar das situações há a compreensão, você se arrisca, você conhece todos os limites e ao mesmo tempo sabe que se você quiser eles não existem.


Mas agora depois de dar a definição do que é uma coisa e depois do que é outra, vamos falar do emprego errado dessas palavras, acho que todos já ouviram a expressão "Você tem que ter paixão por aquilo que você faz" mas se pegarmos pelo conceito popular, essa frase tambem popular está errada, já que a paixão acaba você tem que ter amor por aquilo que você faz.


Amamos coisas e pessoas, mas nos sentimos apaixonados por pouquissimas dessas coisas que amamos, o melhor é quando os dois sentimentos estão no seu estagio de equilíbrio onde se vive um amor-paixão, que nada mais é a junção de vários fatores positivos dos dois e é um aprimoramento,por exemplo na paixão você não vê os defeitos da pessoa, no amor vemos sim, mas não nos importamos, todos temos defeitos que assim como as qualidades devem ser respeitados.


E pra fechar uma musica que acho que retrata bem o romantismo, nos limiares do amor e da paixão... espero que gostem ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário