sexta-feira, 9 de abril de 2010

Conceito de Comportamento

Baseado na minha interpretação da aula que tive ontem de Psicologia Experimental da Professora Mara. Bom vou começar falando que Skinner é o cara! Skinner defendia o desenvolvimento da ciencia do comportamento, que desde sua época era confrontada pelo senso comum citando o comportamento fruto da liberdade individual.


Vou explicar, o conceito científico para comportamento pregava assim como toda ciência que o comportamento pode ser medido, é uma característica que o individuo tem em sua essência e não uma coisa momentânea, o comportamento sofre influencia do ambiente que ele ocorre.


Já o conceito de liberdade individual o comportamento humano é único, momentâneo e variável, não pode ser "medido", nem previsto ou seja seria inútil colocar um conceito científico já que não existiria um meio de medir um comportamento padrão pois sempre existem variações que fogem do padrão.


Admito que de primeira quando escutei e li sobre os dois conceitos o ultimo me fez mais sentido que o primeiro, mas com as explicações que recebi e relendo o texto eu consegui entender os pensamentos de Skinner.


Skinner foi um gênio na minha opinião, ele debateu que a ciência do comportamento é sim eficaz até mesmo em casos especificos de comportamento, pois através do método da observação até mesmo os casos especificos conseguem ser previstos e através da mudança de ambiente, mudados.Vale lembrar que ambiente aqui citado não faz referencia necessariamente a lugar, pode também significar situações e influencias que a pessoa é submetida no meio em que vive.


Skinner em certo ponto também cita exemplos de situações sociais onde os meios, as pessoas ou nós mesmos fazemos um controle sobre certos tipos de comportamentos que são adequados ou não. E isso é a prova de que o comportamento é uma ciência que deve ser estudada para não só o bem de poucos mas da população em geral.


E que portanto quando encontrarmos as respostas das perguntas que queremos, elas certamente virão com mais perguntas e tentativas novas de controle, sendo então a ciência do comportamento, assim como outras ciências renovada de tempos em tempos.


Estudando tudo isso e fixando com os exercicios de ontem eu acabei percebendo como isso é interessante e cada vez tenho mais certeza que escolhi realmente a area que pretendo levar para o resto da minha vida, a psicologia.


E como de costume fecharei esse post com uma musica, que tem um pouco da essência de tudo o que foi dito, You'll always find a way back home da Miley Cyrus.



2 comentários:

  1. Interessante o texto .. eu nunca tinha ouvido falar sobre o Skinner, feh me responde uma coisa .. pelo que eu entendi do texto, me corrija se estiver errada, mais ele denfendeu(defender naõ é bem a palavra certa.. mas não me vem mais nenhuma na minha cabeça), aquela teoria "O Homem nasce bom a sociedade o corrompe" tipo essa frase pode ser baseada na comportamento que o homem toma em diversas sociedades ... é isso ?!

    ResponderExcluir
  2. O Homem nasce com sua essencia, a sociedade o influencia. Skinner é um behaviorista, os psicologos comportamentais usam a linha de pensamento dele de que o ambiente exerce grande influencia sobre o comportamento do indiviuo, ou seja se ocorrer um problema é só ajustar o ambiente que o comportamento será corrigido. ;)

    ResponderExcluir